A reforma deste apartamento de 112m² foi um desafio para além de seu tamanho: o proprietário da residência, localizada no Rio de Janeiro, é amigo de longa data do arquiteto Guilherme Torres. Denilson Machado, fotógrafo e colecionador, desejava não apenas um lar, mas também uma galeria, onde pudesse acomodar toda sua coleção de objetos, livros e obras de arte.

O projeto se desenvolveu a partir desta premissa: criar uma base museológica para a coleção valiosa do cliente. O programa, que inicialmente possuía quatro quartos, foi reduzido para dois, um se transformou em um closet e o outro foi aberto para a sala.

 

Os revestimentos são minimalistas, em tons claros e neutros, com paredes brancas e piso de tábuas de peroba-rosa de demolição, pensados justamente para receber as artes coloridas, vivas e maximalistas. A arquitetura é simples, mas extremamente bem pensada, pois foi tudo uma questão de composição de objetos, milimetricamente posicionados para que a decoração casasse perfeitamente com as mudanças estruturais.  

No living, a composição de tapetes (de que cultura?) trazem movimento e textura, além de ajudarem a criar uma atmosfera vibrante que oferece o ambiente perfeito para receber o sofá Otto 2.0 em couro caramelo e, na área de jantar, a mesa Jet em corian branco, peças de mobiliário também assinadas por Guilherme Torres. Na parede principal, oposta ao sofá, uma grande estante baixa embutida, foi instalada para acomodar todo o acervo de livros do cliente. A iluminação também foi feita como em um museu, com luzes direcionadas às obras para valorizá-las e transformá-las no centro das atenções do espaço. 

Ao vermos o resultado final da reforma, percebemos que o objetivo foi atingido. As paredes da casa de Denilson, e não somente elas, carregam muitas histórias e memórias, e é isto o que de fato transforma o apartamento em um lar.  

PROJETO

DE APARTMENT

ÁREA TOTAL

112m²

ANO DE CONCLUSÃO

(?)

LOCALIZAÇÃO

RIO DE JANEIRO, RJ — BRASIL

ARQUITETO LÍDER

GUILHERME TORRES

 

 

FOTOGRAFIA

DENILSON MACHADO — MCA STUDIO