Quando um jovem casal procurou o arquiteto Guilherme Torres para reformar seu novo apartamento, nos Jardins, em São Paulo, já tinha em mente os revestimentos: concreto e madeira de demolição. Foi o ponto de partida para uma obra que mexeu muito pouco na parte estrutural, mas, sem dúvida, atualizou o imóvel, construído nos anos 70. “É um clássico apartamento dos Jardins, com uma área generosa. Demos uma remoçada nele, buscando um clima nova-iorquino”, diz o arquiteto brasileiro.

Logo na entrada do apartamento, de 216 m², Torres criou um eixo ordenador semelhante a um container: uma caixa forrada com faixas de fórmica branca que escondem as portas do hall do elevador e a que leva aos quartos. “Não queria que esse espaço tivesse cara de hall, então, encontrei essa solução.” De um lado do container fica o living, de 55 m², do outro, a cozinha e a sala de jantar.

Em todos os ambientes, os revestimentos são os mesmos, o que cria unidade – essa busca por uniformidade, aliás, é uma das características do trabalho de Torres. Aqui, os acabamentos escolhidos foram madeira de demolição para o piso e cimento para as paredes.

Na sala espaçosa há ambientes variados. O sofá modular da Living Divani volta-se para o estar, com peças de menor profundidade, e também para a TV, com almofadões. Perto da janela, a mesa com desenho do arquiteto é polivalente: “Normalmente, ela serve como bar, mas nada impede que seja o home office”. Ao lado dela, o biombo de madeira vintage dá privacidade e cria um efeito de luz e sombra. A peça e o sofazinho de ratam contrastam com os móveis contemporâneos, mas sem criar nenhum atrito de linguagem.

 

O cinza das paredes deixa o ambiente quase monocromático. A cor vem do sofá, com predomínio de rosa e vinho. No mais, mesmo coloridos, como a mesinha de um verde claro e a estante de uma cor baunilha, os móveis são neutros.

Alguns desses tons se repetem na cozinha e no jantar, que tem mesa de laca na cor café assinada por Torres e o lustre Dear Ingo, de Ron Gilad para a Moooi – a peça de impacto é uma das preferidas do arquiteto. Atrás da bancada com cooktop a mesma madeira do piso reveste os armários. “O casal queria uma cozinha para receber os amigos. Então, fiz esta, integrada ao jantar, mas usei uma parte da área de serviço original para criar outra, de apoio, para o dia a dia”, diz Torres.

 

O apartamento foi um marco no começo de uma nova família, que cresceu ainda durante a reforma – o casal se mudou já com um bebê. “Entreguei apenas uma base, uma fórmula, agora, eles vão acrescentar vivência à casa nova.”

PROJETO

BC APARTMENT​

ANO DE CONCLUSÃO

2012​

ÁREA

215m²

LOCALIZAÇÃO

CURITIBA, PR – BRASIL

ARQUITETO LÍDER

GUILHERME TORRES​

​​

FOTOGRAFIA

DENILSON MACHADO — MCA STUDIO​

PROJECT

BC APARTMENT​

YEAR

2012​

AREA

215m²

LOCATION

CURITIBA, PR – BRASIL

LEADER OF ARCHITECTURE

GUILHERME TORRES​

​​

PHOTOGRAPHY

DENILSON MACHADO ─ MCA STUDIO​

When a young couple sought out architect Guilherme Torres to reform their new apartment in Jardins, Sao Paulo, they already had in mind certain feature materials: concrete and reclaimed wood. This was the starting point for a job that involved very little structural work, but nonetheless renovated the 1970's property. "It's a classic, spacious Jardins apartment. We've rejuvenated it, looking for that New York feel," says the Brazilian architect.

 

Upon entrance to the 216 m² apartment, Torres created a container-like structure: a box lined with white surfaces, to hide the doors of the elevator lobby that leads to the bedrooms. "I didn’t want this space to look like a hall, so that was the solution I found." On one side of the ‘container’ is the 55 m² living room, while on the other, are the kitchen and the dining room.

In all of the rooms, the same materials were used, which creates unity - this quest for uniformity is, incidentally, highly characteristic of Torres' work. Here, the chosen materials were reclaimed wood flooring and cement walls.

In the spacious lounge there are several settings. The modular sofa from Living Divani faces not only the sitting room space, decorated with smaller pieces of furniture, but also the TV and features oversized cushions. Near the window, a table designed by the architect is multipurpose: "Normally, it serves as a bar, but there's nothing to prevent you from using it as a home office." Beside the table, a vintage wooden screen provides privacy and a show of light and shadow. The vintage screen and the rattan couch are in complete contrast with the contemporary furniture, yet without creating any conflict in style.

 

The grey walls make the room almost monochrome. The color comes from the sofa, with a predominance of pink and burgundy. In the main, despite colourful, the furnishings, such as a light green table and a vanilla colour bookshelf, are neutral.

 

Some of these tones are repeated in the kitchen and dining room, which has a coffee coloured lacquer table designed by Torres and a Dear Ingo chandelier by Ron Gilad for Moooi - one of the architect's favourite impact pieces. Behind the worktop with integrated hob, wood identical to that used in the flooring adorns the kitchen cabinets. "The couple wanted a kitchen where they could entertain friends. So that’s what I designed. The kitchen is integrated with the dining room, but I used part of the former utility area to create an additional supporting space for day to day use," says Torres.

 

The apartment was a milestone marking the beginning of a new family, which grew further still during the refurbishment - the couple moved in with their new baby in tow. "I simply delivered a foundation, a template, now they will add real life to their new house."

Quando um jovem casal procurou o arquiteto Guilherme Torres para reformar seu novo apartamento nos Jardins, em São Paulo, os revestimentos utilizados já estavam em mente. Eles foram o ponto de partida para uma obra que alterou minimamente a estrutura do espaço, mas, sem dúvida, atualizou o imóvel, construído nos anos 70. “É um clássico apartamento dos Jardins, com uma área generosa. Demos uma remoçada nele, buscando um clima nova-iorquino”, diz o arquiteto brasileiro.

Logo na entrada do apartamento, de 216 m², Torres criou um eixo ordenador semelhante a um container: uma caixa forrada com faixas de fórmica branca que escondem as portas do hall do elevador e a que leva aos quartos. “Não queria que esse espaço tivesse cara de hall, então, encontrei essa solução.” De um lado do container fica o living, de 55 m², do outro, a cozinha e a sala de jantar.

Em todos os ambientes, os revestimentos são os mesmos, o que cria unidade — essa busca por uniformidade, aliás, é uma das características do trabalho de Torres. Aqui, os acabamentos escolhidos foram madeira de demolição para o piso e cimento para as paredes.

Na sala espaçosa há ambientes variados. O sofá modular da Living Divani volta-se para o estar, com peças de menor profundidade, e também para a TV, com almofadões. Perto da janela, a mesa desenhada pelo arquiteto é polivalente: “Normalmente, ela serve como bar, mas nada impede que seja o home office”. Ao lado dela, o biombo de madeira vintage dá privacidade e cria um efeito de sombra e luz. A peça e o sofazinho de ratam contrastam com os móveis contemporâneos, mas sem criar atritos de linguagem.

O cinza das paredes torna o ambiente quase monocromático. Os acentos de cor vêm do sofá, com predomínio de tons violáceos. No mais, mesmo coloridos, como a mesinha de um verde claro e a estante baunilha, os móveis são neutros.

Alguns desses tons se repetem na cozinha e no jantar, que possui mesa Half em laca na cor café, assinada por Torres e o lustre Dear Ingo, de Ron Gilad para a Moooi — a peça de impacto é uma das preferidas do arquiteto. Atrás da bancada com cooktop, a mesma madeira do piso reveste os armários. “O casal queria uma cozinha para receber os amigos. Então, fiz esta, integrada ao jantar, mas usei uma parte da área de serviço original para criar outra, de apoio, para o dia a dia”, diz Torres.

O apartamento foi um marco no começo de uma nova família, que cresceu ainda durante a reforma — o casal se mudou já com um bebê. “Entreguei apenas uma base, uma fórmula, agora, eles vão acrescentar vivência à casa nova.”

PROJETO

BC APARTMENT

 

ANO DE CONCLUSÃO

2012

 

ÁREA TOTAL

215m²

 

LOCALIZAÇÃO

SÃO PAULO, SP, BRASIL

 

 

FOTOGRAFIA

DENILSON MACHADO ─ MCA STUDIO

Crafted in the heart of one of the most high-end neighbourhoods of São Paulo, the 1100m2 residence was built by the owner’s grandparents in the 1960s. The original house was designed following a neoclassical style and had a very closed and compartmentalized floor plan.  

 

The project aimed to rethink the spatial distribution of the environments, opening the internal spaces and creating new structures that transformed the house into a contemporary work of art, in total harmony with the client, a young DJ and music producer. 

 

The house presents it’s self with a very sophisticated style yet very informal. The project was developed using a palette of timeless materials of white Brazilian marbles contrasting with an elaborate ebony woodwork. 

 

All the furniture was entirely designed by the architect, who is also and designer. The sofas in the main living room and the fireplace room are covered in fabric and leather, in a modular system that allows infinite combinations. The dining table, purposely just mounted with one chair, maintains the dramatic mood of the decor. Pictures and objects are few and belong to the personal collection of the owner. 

 

The ebony wood walls hide doors and spaces like the wine cellar, which is separated from the office designed with acrylic panels that create a tasting area and accommodate wines, one of the owner great passions. 

 

On the upper floor, a generous 140 m2 master suite integrates bedroom, terrace, closet and bathrooms without any formal divisions. Walls with luminous panels mixed with ebony wood panels create subtle divisions. Again, all the furniture was developed especially for these spaces. 

All the upper floor spaces are open through black perforated movable metal panels, creating a very strong graphic effect:  pixelating the crowns of the trees that surround the whole construction, giving a surreal touch to a project that does not propose fully decorated spaces, but a careful and detailed selection furniture, that will receive the many layers of affective memory over the years.

PROJECT

V2 HOUSE

 

YEAR

2018

 

BUILT AREA

1.100m²

 

LOCATION

SÃO PAULO, SP, BRASIL

 

 

PHOTOGRAPHY

DENILSON MACHADO ─ MCA STUDIO

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